Hans Christian Andersen.

Poeta e escritor dinamarquês, nasceu em 2 de abril de 1805, em Odense. Faleceu em 4 de agosto de 1875, em Copenhague. Era filho de sapateiro, apesar de sua família ser pobre, aprendeu a ler rápido.

Desde criança percebia as deseigualdades presentes na sociedade, o que viria a influenciar nas composições de suas histórias infantis. Ficou órfão de pai em 1816, e aos 11 anos necessitou abandonar a escola.

Amante do teatro, aos 14 anos viajou a Copenhague, onde começou a trabalhar como ator, bailarino e dramaturgo. Em 1828, ingressou para a Universidade de Copenhague.

Conquistou reconhecimento literário internacional em 1835, com a publicação do romance “O Improvisador”. Escrevia sobre quase tudo, mas a literatura infantil o destacou. Em suas histórias infantis usava a fábula para despertar comportamentos a serem adquiridos pela sociedade, e o confronto entre fortes e fracos.

O dia de seu aniversário é a data em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Entre os anos de 1835 a 1842, lançou seis volumes de “Contos” para crianças, escreveu 156 histórias. Parou de escrever em 1872, em virtude de problemas de saúde que viriam a causar o seu falecimento.

Fernando Rebouças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s