Cineasta norte-americano, nasceu em 6 de maio de 1915, na cidade de Kenosha, e faleceu em 10 de outubro de 1985, em Hollywood. Foi diretor, roteirista, produtor e ator. Dirigiu o filme “Cidadão Kane.
Iniciou no teatro em 1934, em Nova York. Estreou uma peça na Broadway, “Romeu e Julieta”, e tornou-se amigo do diretor John Houseman, responsável pela sua ida à Nova York..
Como narrador de rádio, ficou célebre a sua história da invasão dos marcianos na Terra, transmitida na rádio CBS, em 1º de novembro de 1938. A transmissão baseada no texto de “ A Guerra dos Mundos” assutou milhares de pessoas.
A repercussão do fato abriram-lhe as portas de Hollywood, quando foi contratado para realizar dois filmes com liberdade para redigir, dirigir e atuar.
Em 1941, o filme “Cidadão Kane” o colocou em evidência na indústria cinematográfica, revolucionando as técnicas de filmagem em profundidade de campo. O seu segundo filme foi “Soberba” de 1942, onde expôs sua visão a respeito da sociedade americana.
Após concluir “Soberba”, veio ao Brasil rodar o documentário “É Tudo Verdade”. Sua filmografia é composta ainda por “”A Dama de Shangai”” (1948), “”Macbeth”” (1948), “”Othello”” (1952), “”A Marca da Maldade”” (1958), e “Verdades e Mentiras”, de 1974
Fernando Rebouças.