Tartaruga-marinha inspira novo livro do Oi! O Tucano Ecologista

Tartaruga-marinha inspira novo livro do Oi! O Tucano Ecologista

Por Fernando Rebouças

Há mais de 5 anos, durante os festejos de Ano Novo, em meio aos fogos, shows e esperanças de um ano melhor, a imagem de uma tartaruga se debatendo entre as pedras banhadas pelo mar, como se estivesse sofrendo uma inquietação causada pelo excesso de luz das cidades e dos fogos de artifício, me fez pensar e perceber que algo estava enfraquecendo aquele animal no mar da Baía de Guanabara.

Infelizmente, o excesso de público que se encontrava no calçadão da praia das Flechas e de Icaraí, em Niterói-RJ, para festejar o ano novo não me permitiu observar a tartaruga marinha por muito tempo. Depois de dez minutos se debatendo nas pedras, o animal afundou cansado, em busca do sossego que não encontrava.

Aquela cena ficou gravada na minha mente e me incentivou a pesquisar e a conversar com especialistas sobre as principais ameaças que atingem as tartarugas marinhas na Baía de Guanabara e nos oceanos.

Tive a oportunidade de identificar que tais ameaças nem sempre são reportadas ou denunciadas corretamente pelas emissoras de televisão de nosso país e por certos tipos de documentários que somente mostram os animais marinhos em perfeitas condições na costa brasileira, no chamado “espetáculo da natureza” sem especificar as ameaças ao meio ambiente terrestre, marinhos e suas verdadeiras origens que atingem as tartarugas marinhas diariamente em escala global.

Tal fato presenciado por mim aumentou o meu interesse em pesquisar sobre as tartarugas marinhas, fatores que me inspiraram a desenhar o livro em quadrinhos “Oi! O Tucano Ecologista – A tartaruga-gigante” para que as crianças e os jovens pudessem ser incentivados a conhecer as tartarugas e todo o seu referencial. A história principal deste livrinho trata da poluição dos oceanos e de sua ameaça para as rotas das tartarugas marinhas.

O livro também apresenta outras histórias curtas que relatam, por exemplo, sobre o significado da espécie exótica na natureza em geral e dos tipos de poluição que podem ocorrer nas águas, esse líquido tão valioso para o surgimento da vida em nosso planeta. Todas as histórias possuem linguagem lúdica e dinâmica com os personagens da turma do Oi! O Tucano Ecologista.

O trabalho de cientistas e pesquisadores nos ecossistemas marinhos é primordial para a disseminação do conhecimento técnico e didático, conhecimento essencial para combatermos a poluição de rios, mares e oceanos. Também precisamos ter a consciência que conhecer, respeitar e defender a natureza não é uma missão somente de cientistas, mas, sobretudo, de todos nós. Nós, comunicadores, desenhistas e cidadãos também temos a obrigação de reportar o sofrimento que está atingindo os animais marinhos. O lixo gerado pelas nossas cidades e embarcações é um dos principais causadores da poluição dos oceanos e toda essa situação ocorre muitas vezes sem qualquer fiscalização ou gerenciamento.

Como desenhista e editor independente, mesmo sem patrocínio com limitações de mercado, apresento o novo livrinho “Oi! O Tucano Ecologista – A tartaruga-gigante” com o objetivo de oferecer uma leitura lúdica, leve e que incentiva a consciência a favor desses animais marinhos tão essenciais para a vida no planeta Terra.

O livro comemora mais de 25 anos de criação do personagem Oi! O Tucano Ecologista e é o segundo número da coleção de livrinhos “Histórias Ecológicas” da turma do Oi!

Leia, se conscientize e indique: http://loja.oiarte.com/oiarteloja_livro2.html 

Site do Oi!: http://oiarte.com/ 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s