30 anos do Oi! O Tucano Ecologista

Por Fernando Rebouças

Talvez você me conheça como escritor, redator ou publicitário. Porém, muito antes de amadurecer as minhas habilidades como escritor e de conquistar a minha formação acadêmica na área de comunicação e marketing, eu já era desenhista.

O desenho foi uma natural descoberta nos primeiros anos de minha vida, uma forma de me expressar para o mundo e para o universo de forma livre e orientada por temas e emoções. Na vida, não escolhemos ser artista, nós nascemos e crescemos como artista e tentamos fazer dessa forma de existir uma maneira de também defender o pão de cada dia, mesmo desenvolvendo outras profissões para sobreviver.

Ainda na minha infância gostava de ler e de desenhar histórias em quadrinhos, entre as idades de 9 a 12 anos brincava de criar personagens para contar as minhas próprias histórias, e no meio dessa brincadeira, no dia 11 de janeiro de 1992 nasceu o personagem “Oi! O Tucano Ecologista” junto com outro personagem da turma que se chamaria “Falei”, posteriormente surgiram outros personagens que logo seriam quase vinte personagens para formar a “turma do Oi!”.

Nos anos 1990, desenvolvi a criação de fanzines artesanais feitos à mão e logo entre os anos 1990 e início dos anos 2000 começaria a editar e publicar o primeiro álbum do personagem na extinta editora Papel Virtual, que hoje existe com outro nome “Publit” e mantém o primeiro livro “Oi! O Tucano Ecologista e sua turma”” ainda em seu catálogo, posteriormente, publiquei mais dois livros em quadrinhos do personagem pela editora Livro Ilimitado que mantém as duas obras “Oi! – Mico na Mata Atlântica” e “Oi! Biodiversão” até hoje em seu catálogo.

No início dos anos 2000, começaria a colaborar com revistas e jornais, logo com a publicação de páginas em quadrinhos na extinta revista “Ecologia e Desenvolvimento” da editora Terceiro Milênio (a mesma que editava o periódico “Cadernos do Terceiro Mundo”) e a partir daí publicando tiras e material especial do personagem em revistas da editora Escala, jornais brasileiros como o O Globo, Diário de São Paulo, Gazeta de São Paulo e entre outros, e veículos no exterior como o Brazilian Times (EUA), Brazilian News que é o atual Notícias em Português publicado em Londres, @Verdade (Moçambique), The Weekend (Espanha) e entre outros jornais em seis países como pode ser confirmado no link http://www.oiarte.com/his_freboucas_imprensa.html |

A partir dos anos 2010, fundei o meu próprio selo editorial independente para publicar gibis coloridos e livrinhos do “Oi!” com histórias especiais sobre temas mais específicos cujas obras com temáticas ecológicas podem ser adquiridas na loja oficial www.loja.oiarte.com |

Projetos de desenho animado para internet que estavam engavetados desde 2002 voltaram à tona em 2016 com a publicação de curtas animados do Oi! O Tucano Ecologista veiculados no canal Oiarte no Youtube.

Para comemorar os mais de trinta anos de criação do personagem, lancei a obra “Oi! O Tucano Ecologista – Fauna do Brasil” publicado pelo selo independente em português e inglês no site oficial e na Amazon.

Ser autor, desenhista e editor independente no Brasil não é tarefa fácil, mas a obra do personagem continua caminhando com publicações e republicações em diferentes ambientes. Mas, acredito que a principal missão do personagem é a de oferecer a mensagem ecológica e cultural de forma leve, inteligível e acessível para todos os leitores, ou melhor, para todas as crianças de todas as idades de 0 a 120 anos, pois perante a natureza ainda somos crianças em vários sentidos.

A partir de 2009, eu ainda encontraria tempo para começar a desenvolver personagens para outro núcleo de trabalho dedicado para a ficção espacial científica, daí nasceria os personagens dos quadrinhos de “Scriptah” que explanarei em outra oportunidade, enquanto isso comemore a minha arte lendo as tirinhas, os gibis, os livros e acompanhando todo o meu trabalho. Você, leitor, é o meu convidado ! Venha ler.

Fernando Rebouças é desenhista, publicitário e editor. Autor dos quadrinhos do Oi! O Tucano Ecologista (www.oiarte.com) e de Scriptah (www.scriptah.oiarte.com)

Artigo publicado originalmente no jornal Notícias em Português, Londres, dia 31 de março de 2022

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s